quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TEMA 1 - O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

Depois de alguma reflexão...


Passaram 10 dias desde que "postei" aqui pela primeira vez neste blogue que se pretende de reflexão sobre metodologias de investigação. Dez dias durante os quais fiz diversas pesquisas, li a tese proposta pelo professor e agora já na posse de alguns dados para reflectir. Neste bloque que se pretende individual, existe no entanto alguma reflexão que foi feita colaborativamente com os meus colegas de equipa, Equipa CortoMaltese, Carlos Carvalho, Maria Francisco e Zé Nobre. Não quero deixar de mencionar o facto de continuar a ficar fascinada com o que ocorre num mestrado por e-learning, o poder da comunicação mesmo só através do computador é uma coisa que me surpreende sempre, o emocional a superar a máquina; a empatia criada, apesar de não conhecermos as pessoas não pode deixar de ser mais uma vez referida; objecto de dissertação para psicologia, ciencias da educação, multimedia? Penso que seja transversal a qualquer tema.

A nossa equipa:


E agora que já devaneei passemos então ao que nos traz aqui: a reflexão às questões colocadas pelo professor.
E a primeira questão é a seguinte:

Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional?

A investigação educacional pode ser inserida dentro dos paradigmas Positivista/normativo, Interpretativo e Crítico. Todavia, o paradigma que tende a tornar-se dominante, designado por interpretativo ou hermeneutico ou, por vezes, por naturalista, segundo Borbalan, so ganha campo crescente em França, nos anos 80. Origina em toda a parte uma explosão de estudos qualitativos, descritivos, em que a entrevista em profundidade, a observação participante, o estudo de caso, a biografia e os documentos autobiográficos, se tornam métodos ou apenas instrumentos priviligiados.

Segundo Guba & Lincoln,1994, existem 3 questões que nos ajudam a definir um paradigma de investigação:
1. A questão ontológica pergunta: Qual é a natureza da realidade?
2. A questão epistemológica pergunta: Qual é a natureza do conhecimento e as relações entre o sujeito e o objecto de conhecimento?
3. A questao metodológica pergunta: Como pode o sujeito conhecer o objecto de conhecimento?

Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?Na investigaçao qualitativa a fonte directa de dados é o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal; é descritiva; os investigadores interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; o significado é de importância vital na abordagem qualitativa.
A investigação quantitativa baseia-se em técnicas de recolha, apresentação e analise de dados que permitem a sua quantificação e o seu tratamento através de métodos estatísticos.

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