quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TEMA 1 - O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

A investigação, tal como a diplomacia, é a arte do possível
W. Q. Patton



Que métodos se podem definir em investigação educacional?

- Abordagem biográfica
- Estudo de caso
- Abordagem etnográfica
- Investigação – acção

Como caracterizar um estudo de caso em investigação?

“O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico” (Merriam, 1988).

“Os estudos de caso têm em comum uma certa dedicação ao conhecimento e descrição do ideossincrático e específico como legítimo em si mesmo” (Walker, 1993).

Quais as características de um bom problem a de investigação?

(...) uma investigação científica que investiga um fenómeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenómeno e o contexto não estão claramente definidos; enfrenta uma situação tecnicamente única em que haverá muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados e, como resultado, baseia-se em várias fontes de evidência (...) e beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a colecta e análise dos dados. (YIN, 23001, p. 32-33).

Quais as etapas a percorrer num processo de investigação?

1.Formulação do problema: que questões vamos fazer, quais os objectivos a atingir
2.Definir a metodologia a utilizar: como fazer o estudo, que dados, procurar, onde e quando os vou recolher, quem os vai recolher, quais as técnicas a utilizar.
3.Trabalho de recolha de dados: Consiste em fazer os questionários, as entrevistas, observar, ler documentos.
4.Análise dos dados: temos que organiza-los, analisa-los (quadros, gráficos)
5.Conclusão: concluir a partir dos resultados da análise dos dados
6.Redacção: apresentar o trabalho através de um relatório escrito

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