sábado, 6 de novembro de 2010

TEMA 2 - MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS

Recolha de dados: Procedimento lógico da investigação empírica ao qual compete seleccionar técnicas de recolha e tratamento da informação adequadas, bem como controlar a sua utilização.

Métodos e técnicas de recolha de dados: São conjuntos de procedimentos bem definidos e transmissíveis, destinados a produzir certos resultados na recolha e tratamento da informação requerida pela actividade de pesquisa (inquérito por questionário, entrevista, o teste...).

Ao contrário dos métodos qualitativos, que procuram responder à questão Porquê? os métodos quantitativos procuram responder à questão O quê?, podendo quantificar estatisticamente as hipóteses formuladas; os dois métodos devem ser utilizados para uma avaliação eficaz do estudo que queremos produzir.

Os métodos quantitativos estão baseados em instrumentos estruturados; fornecem respostas que podem ser quantificáveis e expressas numericamente; facilitam o processo de interpretação e análise e requerem maior cobertura na sua aplicação.

Os métodos quantitativos de recolha de dados podem basear-se em:

- Inquéritos ou Questionários.

Os inquéritos ou questionários são instrumentos de recolha de dados constituídos por uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito.

Os questionários podem servir tanto nas entrevistas directas ou através daquelas que são enviadas por correio ou por outros meios com o fim de ser preenchido e devolvido ao pesquisador.

São instrumentos importantes no processo analítico, devendo ser devidamente enquadrados nas metodologias estatísticas.

Os questionários devem ser justos, imparciais, precisos, claros, simples, respeitadores.

- Uma boa questão nunca deve sugerir uma resposta em particular, não deve exprimir nenhuma expectativa e não deve excluir nada do que possa passar pela cabeça da pessoa a quem vai ser colocada. -

O inquérito é a aplicação de um questionário com perguntas concretas sobre uma determinada realidade, as quais devem suscitar no inquirido respostas sinceras e claras as quais posteriormente virão a ser cientificamente analisadas e classificadas.

O objectivo geral do inquérito por questionário é o de obter de maneira sistemática e ordenada informação sobre uma determinada população a investigar, ou seja, aquilo que fazem, pensam, opinam, sentem, aprovam ou desaprovam, os motivos dos seus actos…

Os objectivos específicos do inquérito por questionário visam:

- Estimar grandezas “absolutas” – número de pessoas que gostaria de receber formação; número de pessoas com uma certa opinião;
- Elaborar uma estimativa das grandezas “relativas” – criar tipologias. Por exemplo, para cada grupo da população criar estimativas sobre o interesse em determinada intervenção formativa;
- Descrever uma população ou sub-população – Determinar as características de uma população, dos que afirmam ter uma certa opinião, etc;
- Verificar hipóteses – relações entre duas ou mais variáveis.

O inquérito é um instrumento rigorosamente estandardizado tanto no texto como na ordem das questões de forma a garantir a comparabilidade das respostas de todos os indivíduos, logo as questões devem ser colocadas sempre da mesma forma, sem adaptações nem explicações adicionais por parte do inquiridor; se surgir essa necessidade é porque a questão foi mal formulada.

Sem comentários:

Enviar um comentário