segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexão final

Chegámos à hora do balanço! Parece um “adeus”; é simplesmente um sentimento que me assalta quando chega esta altura; anseio muito por esta fase, mas depois a nostalgia assalta-me! Enfim, tirando a parte da “lamechice” penso que os objectivos propostos nesta unidade curricular foram atingidos: familiarizei-me com os procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma investigação no campo da Educação, tomei conhecimento dos métodos possíveis, dos instrumentos de recolha e de análise de dados, reflecti sobre as respectivas vantagens e desvantagens, adquiri sensibilidade para os aspectos éticos e penso ter desenvolvido as competências necessárias para a realização da dissertação de mestrado.
Essas competências estão relacionadas com o projectar uma investigação em Educação, realizar pesquisas relevantes e seleccionar a informação relevante para os fins em vista, proceder a uma revisão da literatura sobre um dado campo, analisando criticamente a informação pesquisada, seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação, tendo em conta os objectivos da investigação, proceder à análise e interpretação dos dados recolhidos numa investigação, analisar criticamente o relatório de uma investigação, adoptar uma postura ética na actividade investigativa e reflectir criticamente sobre o meu percurso pessoal
Nesta etapa em que tive a percepção de que estaríamos em pleno trabalho autónomo, valeu-nos o espírito colaborativo entre os elementos do grupo Corto Maltese que tiveram a oportunidade de também estreitar laços de amizade, partilhando conhecimentos e criando uma dinâmica muito positiva entre todos.
No que diz respeito à minha prestação individual, esforcei-me por realizar as tarefas que iam sendo sugeridas, por cumprir os prazos estabelecidos e por participar oportunamente nos fóruns, tentando fazer intervenções que trouxessem algum valor acrescentado aos assuntos que iam sendo discutidos, para além de interagir com os colegas.
O acompanhamento do professor em todas as tarefas foi fundamental, mais concretamente na parte em que nos sentimos um pouco perdidos na escolha dos guiões; o dar indicações, responder a dúvidas, propor soluções atempadamente tem uma importância muito grande para o sucesso de todo o processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário